É de Alagoas e não conhece os autores ilustres da terra? Algo de errado não está certo.

Brincadeiras à parte, você não acha importante saber os autores alagoanos que contribuíram para a literatura em nível estadual e nacional?
Temos, por exemplo, Graciliano Ramos, Lêdo Ivo, Jorge de Lima, entre outros. Sabemos que eles já são muito populares, mas acreditamos que algumas pessoas não os conhecem. Por isso, vamos apresentá-los a você, assim, poderá apreciar as obras maravilhosas destes autores, quem já leu sabe como é demais.

Vamos lá?

Graciliano Ramos


Foto: http://i.mensagenscomamor.com/content/images/int/biografia_de_graciliano_ramos.jpg

Graciliano Ramos foi um escritor, romancista e político alagoano. Nasceu em 27 de outubro de 1892 na cidade de Quebrangulo, Alagoas e morreu em 20 de março de 1953 no Rio de Janeiro. 
Participou de alguns jornais antes de eleger-se ao cargo de prefeito em Palmeira dos Índios em 1927. Revelou toda sua expressividade na escrita por meio dos relatórios endereçados ao governador Álvaro Paes, onde abordava assuntos rotineiros da administração municipal de forma única.
Graciliano foi um relevante representante do Romance de 30, além de ser considerado um dos maiores escritores brasileiros do século XX. 

Algumas de suas obras:

Caetés - romance
São Bernardo - romance - Achamos :o 
Angústia - romance
Vidas secas - romance
Memórias do cárcere - memórias

Lêdo Ivo


Foto: http://www.jornalgrandebahia.com.br/wp-content/uploads/2012/12/L%C3%AAdo-Ivo.jpg

Lêdo Ivo foi jornalista, poeta, romancista, contista, cronista e ensaísta. Nasceu em 18 de fevereiro de 1924 na cidade de Maceió, Alagoas e morreu em 23 de dezembro de 2012 em Sevilha. 
Estreou na literatura em 1944 com o livro de poesias “As imaginações”, foi redator da Tribuna da Imprensa e da revista Manchete, colaborador de O Estado de São Paulo e editorialista do Correio da Manhã.

Algumas de suas obras:

As alianças - romance
O caminho sem aventura - romance
As imaginações - poesia 
Ode e elegia - poesia 
Acontecimento do soneto - poesia 

Jorge de Lima 


Foto: http://www.cultura.al.gov.br/configuracao/mapeamento-cultural/imagens-alagoanos-ilustres/Jorge%20de%20Lima.bmp/image_preview

Jorge de Lima foi poeta, romancista, artista plástico (pintor, desenhista, ilustrador e escultor), ensaísta, médico, político e professor (Que currículo, hein?). Nasceu em 23 de abril de 1893 na cidade de União dos Palmares, Alagoas e morreu em 15 de novembro de 1953 no Rio de Janeiro.
Quando transferiu-se para Salvador em 1908 ingressou na Faculdade de Medicina da Bahia, depois foi morar no Rio de Janeiro, onde concluiu o curso e se formou em 1914. Nesse mesmo ano, publicou seu primeiro livro - XIV Alexandrinos. 

Algumas de suas obras:

Salomão e as Mulheres - Romance 
O Anjo - Romance
A Mulher Obscura - Romance
XIV Alexandrinos - Poesia
O Mundo do Menino Impossível - Poesia 



Pesquise, leia, valorize o que é nosso. Você vai ver o quanto ainda tem a descobrir e aprender sobre essa terra linda!

Até a próxima, pessoal!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário