Um lugar de nome memorável...

E aí, gente! Tudo bem? 
Vocês, com certeza, sabem de onde estou falando, não é? É do Teatro Deodoro, um dos mais antigos do estado.


Teatro Deodoro poucos anos após o fim da sua construção


O Teatro Deodoro foi construído para materializar o sonho de progresso artístico vivido pela população e os governantes de Alagoas, no início do século XX. No dia 11 de junho de 1905 era lançada sua pedra fundamental no  Largo da Contiguiba, também conhecido como Largo das Princesas, no Centro de Maceió. A obra, projetada pelo arquiteto Luigi Lucarini e tocada pelo mestre de obras Antônio Barreiros Filho, foi concluída  em 15 de novembro de 1910, marcando os festejos de 21 anos da proclamação da República. 

A peça escolhida para essa data foi ‘O dote’, de Arthur Azevedo e, em seguida, o monólogo ‘Um beijo’, do alagoano J. Brito, encenado pela atriz Lucila Peres, à época de renome nacional.

Em 1914, o Deodoro sofreu com a chegada do cinema, como outros teatros do País, e foi arrendado a uma firma comercial e transformado em cinema. Diante da reação dos alagoanos, não demorou a voltar à sua finalidade inicial.

Em mais de um século, o Deodoro recebeu atores, companhias teatrais e grandes nomes da música popular e erudita. Entre eles, Itália Fausta, Cia. Lírica Italiana; Bidu Sayão;  Procópio Ferreira; Teatro de Estudantes da Universidade de Coimbra; Companhia Eva Tudor; Rodolfo Mayer; Bibi Ferreira, Paschoal Carlos Magno e Fernanda Montenegro, além de Caetano VelosoGal Costa, Egberto Gismonti e Arthur Moreira Lima, entre outros.
O Teatro Deodoro tem 650 assentos e é composto de uma sala de espetáculos em estilo neoclássico com palco italiano, frisas, camarotes, poltronas e fosso para orquestra, que é móvel. O teto é detalhado em bronze onde se encontra um belo lustre. E o saguão é aproveitado para exposições culturais.
Millane Hora Deodoro 10_06_15 byAdalbertoFarias_JANGADA FILMES (6)                                                                                                                                                                      Teatro Deodoro











Em 15 novembro de 2015, o Teatro completou seus 105 anos e, para comemorar a data, a Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal) montou uma programação especial para a semana. Dentre as atrações estavam Orquestra Castro Alves (OCA),  “A História e as Histórias do Teatro Alagoano” e uma “Conversa Especial” aberta à classe teatral, à imprensa e ao público em geral. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário