Mergulhando em nossa história: Você conhece o museu Palácio Floriano Peixoto?

                                                                                         
Olá, pessoal!
Hoje viemos falar da visita que fizemos ao Museu Palácio Floriano Peixoto. Vem com a gente conhecer esse lindo lugar e mergulhar na cultura alagoana!

É válido começar dizendo que nós nem imaginávamos que existia um museu no Centro de Maceió.
Por isso, já vamos passando as principais informações:
  • Local: Praça Marechal Floriano Peixoto (Praça dos Martírios), 517 - Centro
  • Horário funcionamento: De terça a sexta, das 9h às 16h;
  • Contato: (82) 3315-7874;
  • Entrada gratuita;
  • Visita guiada, exceto para exposições que estejam no saguão de entrada.
Pronto, agora que você já tem essas informações já pode correr e fazer uma visita. Ou você ainda não está convencido que esse museu merece sua presença? Então vem cá vê que lugar lindo você está perdendo de conhecer.

Assim que entramos no museu nos deparamos com uma exposição em peças de madeira do escultor alagoano, natural de Penedo, Timaia. Ele luta para manter viva a cultura de santeiros em sua cidade. 
Gente, é admirável o trabalho dele, também pudera, já são 40 anos... As suas esculturas trazem uma riqueza imensa de detalhes, nós ficamos espantadas com tanto talento. (Dani: Fiquei com medo até de tocar, pra não derrubar nada.)  

Como você vê aí no banner essa exposição já acabou, mas temos várias fotos aqui. E sempre vai ter uma exposição diferente por lá.

Banner da Exposição

Depois fomos a parte antiga do museu, essa visita só pode ocorrer sendo guiada por alguém do local. A moça que nos guiou é bem gentil e muito inteligente, comentou fatos interessantes do palácio e um pouco de sua história. A primeira parte foi no gabinete do governador, era lá que o governador do estado junto de seus secretários se reuniam, segundo a guia. O gabinete é muito chic, os detalhes da decoração nos fazem sentir entrando no cenário da novela Sinhá Moça, ou em uma obra de José de Alencar. Subimos a escadaria e nos deparamos com o busto do Marechal Floriano Peixoto, ao redor pudemos observar várias obras do pintor alagoano Rosalvo Ribeiro, que presenteou o estado com essas obras em agradecimento por ter bancado seus estudos em Paris (Thu: Como eu disse, tudo muito chic).

Ficamos realmente encantadas com toda a arquitetura (Thu: Por um momento pensei que deve ser legal fazer arquitetura e estudar tudo isso). O interessante é que o museu já foi o palácio do governo, mas ele não se parece em nada com um local de reuniões. É uma casa, com salas e quartos, sendo que esses quartos foram transformados em salas para expor a vida de dois grandes nomes alagoanos, Aurélio Buarque e Lêdo Ivo.

Minha gente, que exposição! Uma mais linda que a outra, cada uma nos levando para a vida desses mestres. A que nós mais gostamos foi a do poeta Lêdo Ivo, ela é belíssima e vocês têm que conhecer.

Escadaria com o busto do Marechal Floriano Peixoto

Tiramos muitas fotos, dá uma conferida na galeria dessa publicação. E para fotos das pinturas do alagoano Rosalvo Ribeiro, vai no link "Galeria de Fotos" do blog.
Mas não fica só olhando por aqui não, viu? Vai lá conhecer!

*Por: Danielle Lima e Thuane Ingred


Nenhum comentário:

Postar um comentário